Os acidentes de trabalho, além de ser um dos maiores causadores de indenizações trabalhistas, acabam se tornando uma ameaça para a segurança e para a integridade física dos colaboradores.

Por essa razão, não existem dúvidas de que a precaução é sempre a melhor alternativa para evitar incidentes desse tipo, tanto para as empresas quanto para os profissionais envolvidos. Assim, investir em ações para prevenção de acidentes de trabalho torna-se fundamental para o negócio. 

Pensando nisso, neste post abordaremos a importância da prevenção, além de apresentarmos 3 ações que podem ser desenvolvidas com esse objetivo. Continue a leitura e entenda!

Saiba a importância da prevenção de acidentes de trabalho

Antes de mais nada, é necessário saber que a prevenção de acidentes de trabalho pode ser caracterizada como um conjunto de medidas com o intuito de impedir a ocorrência de acidentes, além de evitar prejuízos e preservar mecanismos materiais e pessoais de uma empresa. 

Ações de prevenção de acidentes proporcionam benefícios ao clima organizacional da sua empresa, aumentam o engajamento da equipe e, consequentemente, melhoram a qualidade dos produtos e serviços. 

De modo geral, podemos abordar outras abrangências em que os efeitos são convenientes a todos os envolvidos nos processos empresariais. A partir da prevenção, as condições de trabalho são melhoradas e doenças relacionadas às atividades laborais são reduzidas significativamente, diminuindo, assim, o absenteísmo. 

Conheça 3 ações de prevenção de acidentes de trabalho

A partir da Hierarquia da Implantação das Medidas de Controles, é possível identificar o que pode ser um risco potencial à saúde, reconhecer determinadas atividades como fatores de risco e avaliar medidas para a prevenção, com o objetivo de eliminar ou minimizar esses gargalos. A seguir, confira 3 ações que podem contribuir para essa finalidade. 

1. Promova treinamentos

Os treinamentos podem ser considerados uma das maneiras mais eficazes para a prevenção de acidentes de trabalho. Por meio deles é que os colaboradores tomam consciência dos riscos e evitam atitudes que possam ser prejudiciais.

A capacitação deve ser direcionada à atividade específica do seu negócio. No entanto, equipamentos de proteção, conscientização dos riscos e rotinas de segurança são sempre muito importantes! 

2. Forneça ferramentas e equipamentos adequados

Um dos cuidados básicos para a prevenção de acidentes que muitas vezes passa despercebido é o fornecimento de ferramentas e equipamentos adequados. Essa preocupação vai muito além do que apenas evitar ocorrências, como também demonstrar interesse pelo bem-estar e qualidade de vida do colaborador. Como consequência, ele será mais engajado e produtivo. 

3. Adote políticas de segurança

Políticas de segurança são essenciais para que o colaborador também faça a sua parte. Afinal, de nada adianta a empresa oferecer todo o suporte necessário caso o funcionário não esteja alinhado aos processos. Lembre-se de que o trabalhador só pode iniciar suas atividades em sua organização caso esteja por dentro de todos os detalhes dessa política. 

Entenda como comunicar acidentes de trabalho ao eSocial

É de responsabilidade do empregador fazer o comunicado de acidentes de trabalho ao eSocial. Para isso, é necessário informar os dados do acidentado e o motivo da ocorrência. No entanto, não basta apenas enviar essas informações, é necessário cumprir com os prazos estabelecidos. Deve ser emitida no primeiro dia útil após o diagnóstico e, a não notificação constitui crime segundo o art. 269 do Código Penal. 

Como você pôde perceber, as ações para prevenção de acidentes de trabalho trazem benefícios não apenas para os funcionários, como também para a empresa. Ocasiona o aumento do engajamento, a menor taxa de absenteísmo, a melhora do clima organizacional e permite um melhor relacionamento entre empresa e colaborador. 

Gostou destas dicas? Para ficar por dentro desse e de outros assuntos, curta nossa página no Facebook e tenha acesso a todo o nosso conteúdo. 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *