O eSocial para empresas foi elaborado em conjunto pelos principais órgãos do Governo Federal para modernizar o modelo das relações de trabalho. Nada mais é que uma plataforma digital que tem o objetivo de garantir os direitos dos trabalhadores, tanto trabalhistas quanto previdenciários. Sendo assim, esses quesitos passarão a ser unificados, registrados e controlados por esse sistema.

Algumas transmissões já ocorrem para diversos setores das companhias desde o começo deste ano. Já os eventos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho (SST) começarão a ser transmitidos a partir de janeiro de 2019. Estima-se que essa será a área mais afetada com a mudança, justamente pelas suas particularidades.

Como qualquer informação é sempre bem-vinda, preparamos este post para que você possa conhecer os principais benefícios desse novo sistema para a sua empresa e, assim, não ter dúvidas quanto a sua implantação para a área de SST. Continue a leitura e confira!

1. Processos com maior transparência

Um dos principais benefícios do eSocial para empresas é a transparência em relação às informações transmitidas. Tudo o que a empresa representa no mercado ficará à disposição dos consumidores, dos fornecedores, das instituições financeiras do país e, principalmente, do Governo Federal brasileiro.

Esse fator acabará gerando mais clareza, credibilidade e confiança, pois todos poderão identificar a idoneidade da companhia. Além disso, dificultará as fraudes e a sonegação de impostos, já que tudo será designado em um único documento.

2. Comunicação obrigatória dos eventos de SST

Atualmente, algumas empresas não enviam devidamente as informações de Saúde e Segurança do Trabalho. No entanto, isso mudará com a vinda do eSocial, que vai exigir e integrar todos os dados referentes aos sistemas, processos e controles dos postos de trabalho, a fim de simplificar a rotina dos setores de gestão de pessoas.

Sendo assim, será obrigatório o envio das informações referentes aos seguintes eventos de SST:

  • CAT;
  • ASO;
  • estabilidade;
  • fatores de risco das condições ambientais do trabalho;
  • afastamentos;
  • insalubridade e periculosidade;
  • EPIs e EPCs;
  • treinamentos previstos nas NRs (Normas Regulamentadoras).

3. Menor burocracia

Com esse novo sistema, a complicação de ter que preencher formulários e guias individuais referentes à GFIP, RAIS e DIRF finalmente chegará ao fim. Toda essa burocracia ficará no passado graças ao envio de um único arquivo pelos sistemas informatizados, que, depois de recebido, será analisado e verificado pelos órgãos do governo.

4. Backup de informações

O arquivamento das informações transmitidas ao eSocial ficam em forma de backup, evitando as multas e penalizações pela falta ou inconsistência desses dados. Caso seja necessário acessar algo específico, o Governo poderá fazer esse processo de maneira direta.

5. Cumprimento dos direitos trabalhistas

Não deve existir sentimento melhor para um empresário do aquele vindo do cumprimento dos direitos trabalhistas, não é verdade? Afinal, colocar ao alcance do funcionário tudo o que ele tem direito, de forma simples e palpável, é fundamental para todas as empresas.

Pois saiba que um dos principais benefícios do eSocial é ajudar nessa questão, já que ele visa vincular todo o histórico do trabalhador ao seu CPF. Isso facilitará e realçará seus direitos previdenciários, como o requerimento da aposentadoria ou do auxílio-doença.

As empresas que ainda não têm os documentos listados como obrigatórios e que serão periodicamente informados no sistema eSocial deverão regularizar essa situação, evitando que em um futuro próximo sejam autuadas pelos entes fiscalizadores, como a Previdência Social, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Receita Federal.

Esses foram os principais benefícios da implantação do eSocial para empresas. Além disso, é importante enfatizar que todos os dados referentes aos setores das companhias — principalmente os da Saúde e Segurança do Trabalho — devem ser disponibilizados por meio de arquivos eletrônicos, facilitando a sua transmissão nos eventos devidos. Caso contrário, corre-se o risco de transmitir as informações de maneira errada e a organização poderá sofrer penalizações desnecessárias.

E aí, gostou de conhecer os principais benefícios do eSocial para empresas? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Então, deixe o seu comentário no post para que possamos esclarecê-la!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba informações de Soluções QSMS
Receba o conteúdo mais recente primeiro.
Nós respeitamos sua privacidade.
05out 2018

Conforme determinação do Governo Federal, todas as empresas brasileiras precisarão fazer o envio de eventos do eSocial. A medida visa otimizar o repasse de informações, já que o eSocial vai substituir uma série de documentos, concentrando todos os dados relevantes que devem ser notificados. Além de facilitar o repasse, a mudança vai expor de maneira mais […]

01out 2018

A partir de 2019, começa, no Brasil, a obrigatoriedade de implementação do eSocial nas empresas. Até o mês de julho, todas elas, independentemente do faturamento, precisarão fazer o envio das informações de processos, controle de postos de trabalho e sistemas de forma centralizada. Será necessário incluir Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), atestado de saúde ocupacional […]

27set 2018

Os acidentes de trabalho, além de ser um dos maiores causadores de indenizações trabalhistas, acabam se tornando uma ameaça para a segurança e para a integridade física dos colaboradores. Por essa razão, não existem dúvidas de que a precaução é sempre a melhor alternativa para evitar incidentes desse tipo, tanto para as empresas quanto para os profissionais […]

12set 2018

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) é um serviço que integra profissionais da área de segurança do trabalho, como médicos, enfermeiros, engenheiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O principal intuito do SESMT é garantir a reeducação e capacitação da equipe de trabalho bem como a integridade e saúde […]

23ago 2018

O eSocial para empresas foi elaborado em conjunto pelos principais órgãos do Governo Federal para modernizar o modelo das relações de trabalho. Nada mais é que uma plataforma digital que tem o objetivo de garantir os direitos dos trabalhadores, tanto trabalhistas quanto previdenciários. Sendo assim, esses quesitos passarão a ser unificados, registrados e controlados por esse sistema. Algumas […]

17ago 2018

Todas as empresas do Brasil, independentemente do faturamento anual, deverão implementar, até julho de 2019, o e-Social — ferramenta que tem o objetivo de integrar todos os dados referentes aos processos, sistemas e controles dos postos de trabalho, a fim de simplificar a rotina dos setores de recursos humanos. Compreender e se manter atualizado em relação às mudanças dessa […]